Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















sábado, 28 de maio de 2011

Geólogos descobrem centro de erupção vulcânica no Paraná

Dois geólogos da Mineropar, Edir Edemir Arioli e Otavio Boni Licht, descobriram um centro de erupção vulcânica exposto na Pedreira Pauluk, em Cruz Machado, no Sul do Estado.

Segundo Licht, mesmo sabendo que 60% do Estado do Paraná é formado por rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral, ainda não havia sido identificado um centro eruptivo (vent). O centro de erupção vulcânica bem como todo o processo de erupção do Grupo Serra Geral são extintos e não representam risco, segundo Licht.

O centro de erupção tem aproximadamente 134,7 milhões de anos. Os geólogos identificaram esta idade aproximada baseados em um estudo feito, no ano passado, pelos pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália), David Thiede e Paulo Vasconcelos.

"Nunca tinha-se observado a forma como as lavas do Grupo Serra Geral chegaram à superfície. As lavas vêm de 30 a 50 quilômetros de profundidade", disse Licht. Segundo os geólogos, o processo de erupção que se imaginava no Grupo Serra Geral, até pouco tempo, era parecido com o vulcanismo que acontece atualmente no Havaí. Naquele país, os vulcões como o Kilauea são caldeiras de baixa expressão topográfica e com vulcanismo não explosivo.

Arioli e Licht estão propondo em seus estudos um modelo alternativo para o estilo de vulcanismo do Grupo Serra Geral que é conhecido como hidrovulcanismo, um fenômeno vulcânico e explosivo. Segundo Licht, o hidrovulcanismo origina-se pelo contato do magma com a água e consequentemente com a alta produção de vapor ainda em profundidade, resultando em um processo explosivo à superfície.

Arioli explica que identificando este modelo alternativo de vulcanismo, pode-se contribuir para um melhor entendimento da origem e importância econômica das ocorrências de minerais metálicos como cobre, outro, prata e platinóides.


Fonte: Mineropar

Nenhum comentário:

Postar um comentário