Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















terça-feira, 1 de março de 2011

Avanço do mar não é apenas por intervenção humana

As alterações observadas no litoral do Ceará, principalmente o avanço do mar, são frequentemente interpretadas pelo senso comum como uma consequência direta do aquecimento global e das intervenções humanas. Para muitas pessoas, ambos os fatores estariam aumentando o volume do mar ou desviando a força das ondas, causando a destruição das praias. À luz da ciência, no entanto, a explicação não é tão simples quanto parece.

Segundo Alexandre Medeiros, geólogo do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC) e autor do estudo “Controle tectônico na morfodinâmica costeira de Icapuí”, o litoral do município, uma das áreas onde tem sido observado um preocupante avanço do mar sobre casas e barracas de praia, a explicação para o fenômeno vai muito além do aquecimento global ou da ocupação da faixa litorânea por grandes obras. Na verdade, o que acontece por lá é uma conjunção de fatores relacionados com aspectos geológicos, a dinâmica dos ventos e a própria estruturação da bacia sedimentar que existe na região.

Apesar do território brasileiro ser localizado sobre uma base de terrenos muito antigos e relativamente estáveis, ainda há movimentação de placas tectônicas (porções formadoras da crosta terrestre) no processo de afastamento entre os continentes americanos e africanos. As conseqüências vão dos pequenos tremores em Sobral e na serra da Meruoca às mudanças estruturais pouco perceptíveis que ocorrem no litoral, principalmente em regiões de bacias sedimentares, a exemplo de Icapuí.

No litoral que compreende as praias do entorno do município – entre elas algumas bem famosas como Ponta Grossa e Vila Nova, existem evidências de movimentação neotectônica demonstrando um possível arqueamento de blocos de rocha limitados por falhas geológicas das bordas da Bacia Potiguar. Alexandre Medeiros defende que a movimentação ou a acomodação das placas tectônicas tem exercido influência sobre a formação e evolução, por exemplo, dos cordões litorâneos em Icapuí. Isso tem se processado a partir de alterações na profundidade marinha próximo ao litoral.

Imagens do fundo marinho mostram o desenvolvimento de batentes com desníveis de alguns metros que registram movimentações relativamente recentes, e que controlam a dispersão de sedimentos no fundo marinho em frente a Icapuí. O desenvolvimento e evolução desses cordões litorâneos também alteram a dinâmica costeira nas suas proximidades retendo sedimentos por um período e liberando-os em outro, o que poderia implicar respectivamente em erosão e engorda das praias.

A dinâmica costeira envolve ainda a retirada e/ou deposição de sedimentos que pode estar relacionada a causas como a maior ou menor disponibilidade de sedimentos fornecidos pelos rios próximos, além da ação dos ventos, que também são importantes para a variação de sedimentos na costa cearense.

Alexandre explica ainda que, de dezembro até agora, por exemplo, o litoral cearense tem sofrido a influência do swell, fenômeno que consiste em ondas formadas a grandes distâncias e caracterizadas pelo seu maior comprimento e período. Essas ondas, ao se aproximarem do litoral, aumentam em altura, e quando se somam às marés de sizígia (que ocorrem nas luas nova e cheia) formam as famosas ressacas, que aumentam consideravelmente a erosão do litoral. Com isso, elas não têm o amortecimento de energia e chegam com mais força. O swell tem relação tanto com as ressacas da avenida Beira-Mar, em Fortaleza, como a fúria das ondas em Icapuí.

Intervenção humana deve respeitar a dinâmica do litoral
O pesquisador ressalta que, no estudo da dinâmica costeira, os fatores que a alteram não são excludentes, ou seja, intervenções feitas pelo homem também têm relação com as mudanças. A construção do Porto do Mucuripe, por exemplo, que barrou a passagem de sedimentos em direção ao litoral oeste da Região Metropolitana de Fortaleza, é uma das causas para o avanço do mar nas praias de Iparana, Pacheco e Icaraí. Por causa disso, Alexandre ressalta que é importante, no processo de ocupação do litoral do estado, se preocupar com a dinâmica do mar. Ele lembra que, independentemente da causa, seja ela alteração geológica, mudança de ventos ou conseqüência de intervenções humanas, o fato é que o mar e as faixas de areia estão em constante movimento. “Se durante alguns períodos há depósito de sedimentos, formação de uma faixa de praia mais extensa e as pessoas ocupam, em um período de 10 a 15 anos o mar pode voltar a tomar o seu lugar e destruir essas construções”, explica.

Para evitar os transtornos periódicos registrados no litoral do estado, com perdas materiais causadas pela erosão, Alexandre afirma que o ideal seria estabelecer uma faixa de segurança para ocupação, respeitando os fenômenos associados à dinâmica do mar. “Essa faixa teria de ser, no mínimo, de 100 metros a contar da linha da maré mais alta”, conclui.

Fonte: GeofisicaBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário