Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MATÉRIA – DESASTRES NATURAIS: Deslizamento de terra

O crescimento imobiliário desenfreado e os novos assentamentos urbanos estão, cada vez mais, colocando o homem e a natureza em risco. À medida que construímos em locais de encostas íngremes, em terrenos de grande instabilidade, em flancos das grandes elevações, em proximidades da planície aluvial de rios ou em áreas de influência de córregos e drenagens, estaremos correndo o risco de perder os nossos investimentos e as nossas vidas. Pois estas são áreas onde os deslizamentos de terra se sucedem ao longo dos anos. Porém, ano após ano as notícias se repetem. E sempre nas épocas chuvosas, os escorregamentos em áreas urbanas com forte declividade são responsáveis por inúmeras tragédias - como a que vimos ocorrer na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro neste início de ano.

As cidades mais afetadas foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. Já foram contabilizadas 814 mortes até o momento além de centenas de desaparecidos e cerca de 15 mil desalojados em consequência do desastre natural. A tragédia já está sendo considerada como o maior desastre climático da história do país, superando os 463 mortos do temporal que atingiu a cidade paulista de Caraguatatuba, em 1967. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o sistema meteorológico que causou as chuvas foi a Zona de Convergência de Umidade, que parte com vapor de água da Amazônia e segue afunilando até a Região Sudeste.


Localização dos municípios mais atingidos. Da esquerda para a direita: Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Sumidouro e Nova Friburgo.

O deslizamento de terra é na verdade apenas uma categoria dos chamados movimentos de massa: processo de vertente que envolve o desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso encosta abaixo. Os deslizamentos, assim como outros movimentos de massa, fazem parte da dinâmica natural de transformação e formação da crosta terrestre e estão relacionados também a fenômenos naturais como gravidade e variações climáticas. Esses movimentos podem ocorrer lentamente durante anos ou podem acontecer em questão de minutos.

Acontece que, quando estes movimentos acontecem em locais onde ocorre a ocupação humana os resultados podem ser desastrosos. Em uma situação de deslizamento, casas inteiras, rodovias e tudo o que estiver no caminho pode ser levado encosta abaixo ou acabar soterrado. O problema é que na maioria das vezes a situação poderia ser evitada.

Embora os deslizamentos e outros movimentos de massa sejam fenômenos naturais, alguns fatores externos relacionados à ocupação antrópica interferem decisivamente na ocorrência ou agravamento destes movimentos. O principal é a ocupação desordenada de encostas e morros que adicionam carga extra ao peso da massa sedimentada já existente ali, e a conseqüente supressão da vegetação natural que deixa o solo ainda mais exposto a ação do intemperismo físico (meteorização mecânica).

O solo exposto sofre compactação devido ao impacto das gotas de chuva e acabam surgindo áreas de escoamento com o conseqüente surgimento de rachaduras e fendas que favorecem os deslizamentos. A construção de estradas em locais inadequados também contribui para a ocorrência de deslizamentos por causa das vibrações provocadas pelo tráfego intenso que acaba causando instabilidade nas encostas. Quanto mais íngreme for a encosta, maior a possibilidade de que ocorram deslizamentos.

Basicamente, os deslizamentos de terra ocorrem quando o solo que está sobre uma camada rochosa sofre desagregação (devido a alguns dos fatores citados acima) e, literalmente, escorrega sobre essa camada. O deslizamento ocorrerá quando a força da gravidade atuando sobre a encosta for maior que o atrito existente entre as partículas.



>> Mas como identificar um risco de deslizamento?

-Se você observar rachaduras ou fendas em alguma encosta, o surgimento de minas d’água, a inclinação anormal de postes ou árvores fique atento. Estes são sinais de que a qualquer momento podem ocorrer deslizamentos de terra na encosta. Avise imediatamente o corpo de bombeiros ou a defesa civil e aos moradores próximos da área afetada para que saiam de casa em caso de chuva.

-Evite a construção em zonas de risco e peça sempre permissão da prefeitura de sua cidade para escavar em encostas.

-Outra forma de evitar o deslizamento é não desmatando ou reflorestando as áreas de encosta, mas isso deve ser feito com a ajuda de algum profissional que poderá indicar quais tipos de plantas podem ser utilizadas no local. Geralmente árvores ou plantas com raízes curtas como a bananeira ou que acumulam água próxima a raiz como os coqueiros tendem a piorar a situação. Já gramíneas, capim e algumas qualidades de leguminosas ou outras plantas com raízes profundas tendem a manter a coesão do solo e protegê-lo evitando deslizamentos.


Fontes:
http://www.geologo.com.br/MAINLINK.ASP?VAIPARA=Deslizamentos
http://www.infoescola.com/geologia/deslizamento-de-terra/
http://ambiente.hsw.uol.com.br/deslizamento-de-terra6.htm

2 comentários:

  1. Ótimo era tudo o que eu precisava para um trabalho de geografia!!

    ResponderExcluir
  2. tudo o que eu precisava muito obrigada vcs ...... salvou a minha vida literalmente ...bjssss

    ResponderExcluir