Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Geólogos detalham novas riquezas minerais do Piauí

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) vai divulgar em julho deste ano os novos mapas geológicos do cristalino piauiense, onde é alta a possibilidade de ocorrências de minerais metálicos, como ferro e níquel, e material para construção civil, como brita, argila e areia.

"Esta é a chamada região quente do Piauí, onde a favorabilidade para a ocorrência de minerais metálicos é muito grande" adiantou o superintendente da CPRM no Piauí, o geólogo Antônio Reinaldo Soares Filho.

Os mapas geológicos que estão sendo concluídos, na escala 1:100.000, detalham a região de São Raimundo Nonato e dos municípios de Fronteiras, Coronel José Dias e Avelino Lopes.

"O trabalho da CPRM é o de detalhar as regiões onde existem possibilidades de ocorrência de minérios. Por este trabalho, as empresas interessadas podem requerer autorização para pesquisas de dimensão de jazidas e viabilidade econômica" explicou.

Ainda, segundo o geólogo, todas as áreas mapeadas pela companhia na região de Paulistana, onde já é praticamente certa a ocorrência de minerais, entre eles o ferro, já foram requeridas por empresas privadas que estão aprofundando as pesquisas para posterior exploração dos recursos.

Baseadas nos mapas geológicos, as empresas estão investindo em pesquisas que vão permitir a exploração das jazidas. Em Paulistana, o ferro é uma coisa efetiva. Pelos dados da CPRM, o município de Fronteiras exibe potencial para cobre e ferro e possui rochas graníticas com calcário e argilas. Em Avelino Lopes, há potencial para ferro e manganês, além de brita, argila e areia. Já em São Raimundo Nonato, as ocorrências principais são de ferro, granitos e talco. Na localidade Peixe, que abrange os municípios de Anísio de Abreu, Caracol e Jurema, há grande potencial para a ocorrência de ferro, níquel, para carbonatitos e fosfato, além de granitos, vermiculita e talco. Enquanto isso, na localidade Barragem, que abrange os municípios de Coronel José Dias e João Gosta, os geólogos da CPRM identificaram potencial mineral para argilas - cerâmica vermelha - e granitos, entre outros. Em outra região mapeada, a de Riacho das Queimadas, foi identificado grande potencial para minerais metálicos, principalmente de níquel, ferro, minério de ligação e, secundariamente, zinco, além de minerais industriais e rochas ornamentais.


Fonte: CanalRural

2 comentários:

  1. gostaria muito se saber , o aproveitamento economico desses minerais. nathy

    ResponderExcluir
  2. Nathy, deixe seu email que te retorno. Sds.

    ResponderExcluir