Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mulheres dominam emprego em Serra Pelada

Mulheres já somam 20% das contratações nos mais variados segmentos.

A fase de implantação do Projeto de Mineração do garimpo de Serra Pelada, de responsabilidade da parceria firmada entre a Cooperativa Mista de Garimpeiros, Coomigasp e a empresa canadense Colossus, está investindo na contratação de mulheres para atuar nos trabalhos da mina. Atualmente, a mão-de-obra feminina já soma quase 20% das contratações. Em frentes de trabalhos tipicamente masculinas, as mulheres contratadas pela mineradora atuam em diversas funções como técnicas de segurança no trabalho, auxiliares, apontadoras, assistentes sociais, promotoras de eventos e arquitetas. Só na comunidade garimpeira, quase 40 mulheres foram contratadas para trabalhar no projeto.

Para a gestora ambiental Amanda Áurea Nascimento, o projeto surgiu para oferecer oportunidades.
"Aqui nós temos chance de crescimento profissional", destaca. No projeto Serra Pelada, cerca de 500 funcionários trabalham sob o olhar atento das funcionárias Monalisa Araujo e Tatiane Arouche, técnicas em segurança do trabalho, responsáveis pela fiscalização do uso de equipamentos de segurança de todos os trabalhadores da sinalização de estradas e da área do projeto.

Para Izabel Parreira, que exerce a função de gerente de mecânica, ocupar um cargo de tamanha responsabilidade requer competência e dinâmica. "A gente procura desenvolver nossa atividade sem esquecer o toque feminino", afirma. O projeto ainda conta com os trabalhos de Ciciliane Mendes, coordenadora de recursos humanos, responsável por todas as contratações; Lívia Damé, a arquiteta que desenvolve todos os projetos de edificação; e Ana Suzy Rego, responsável pela comunicação da empresa.

Para Luiz Carlos Celaro, engenheiro responsável pela implantação da Mina, a inclusão da mão-de-obra feminina é algo fundamental em um projeto desta grandeza. "Mais do que homens, mulheres conseguem trabalhar sob pressão e um projeto como este, exige alto desempenho," finalizou Celaro.


Fonte: O liberal

Veja ainda: Com nível baixo de rio, MMX dá férias coletivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário