Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Profissão Geólogo

Se você se interessa pelo estudo do planeta Terra, adora fazer atividades de campo e pretende trabalhar com pesquisa e descoberta de recursos naturais de forma saudável para o planeta, você é um Geólogo por natureza. Profissional que dificilmente encontrará dificuldades de colocação no mercado de trabalho, no presente e no futuro.

Além do tradicional ambiente acadêmico, os profissionais da Geologia têm um campo de atuação muito amplo, vai do fundo do oceano às rochas da lua. O mercado de trabalho é promissor e o piso salarial animador. Algo em torno de oito salários mínimos e meio, conforme a legislação, para quem está iniciando na carreira. 

Um aspirante a geólogo, além da afinidade com física, química, biologia e matemática, precisa gostar do contato com a natureza e ter espírito aventureiro. Disciplinas como mineralogia, paleontologia, petrologia e hidrogeologia são incorporadas à rotina dos alunos que constantemente unem teoria à prática. Colocar a mão na massa é um ponto favorável.

Pode-se dividir a atuação de um Geólogo em duas grandes frentes: mineração, que inclui extração de recursos naturais sejam eles metálicos ou não; e atuação com problemas ambientais. Nesta última o profissional faz análises e diagnósticos da situação do ecossistema, área em expansão. Segundo especialistas, embora a exploração de petróleo esteja sempre em alta e a retomada da mineração no país ofereça excelentes oportunidades, sem dúvida, os problemas ambientais têm chamado muita atenção da sociedade e, conseqüentemente, aberto novas vagas para os profissionais da Geologia. "Hoje se um posto de gasolina causar um vazamento de resíduos no solo o Geólogo é o profissional que tem toda a base necessária para fazer uma intervenção eficaz. Além disso, ele é o mais indicado para antecipar lugares onde a exploração de recursos naturais pode ser feita de forma saudável", diz Maria Cristina Mota de Toledo, professora associada do Instituto de Geociências da USP.

Mas dependendo do perfil do profissional ele pode optar por variadas especializações dentro da Geologia:

--Engenharia Geológica: Especialização que une Engenharia e Geologia, o especialista em Engenharia Geológica atua fazendo levantamentos técnicos para a construção de represas, túneis, minas e grandes obras em geral.
--Geologia Ambiental: Especialização onde o profissional de geologia atua planejando a ocupação da natureza, avaliando danos geológicos de projetos industriais ao meio ambiente e também examinando e ajudando na recuperação de solos poluídos ou contaminados.
--Geofísica: Especialização mais teórica da Geologia, o profissional que segue por esse caminho atua como cientista estudando os fenômenos geológicos, elétricos, térmicos e magnéticos que atuam em nosso planeta.
--Geologia Petrolífera: Carreira onde o geólogo atua explorando o solo e os mares em busca de poços de petróleo e reservas de gás natural.
--Hidrogeologia: Carreira similar a Geologia Petrolífera, só que nesta especialização o geólogo se especializa na busca de reservas subterrâneas de água doce.
--Geologia da Mineração: Especialização onde o profissional de geologia atua estudando os terrenos em busca de minérios e também estudando as minas para determinar a quantidade de minérios que existem nas mesmas.
--Geologia Forense: Um campo novo da geologia que está sendo aberto: nesta nova especialização o geólogo trabalha fazendo perícias técnicas e auxiliando a polícia e o ministério público na resolução de crimes.

No País, existem 26 universidades de geologia, é só escolher!

UFBA - Barreiras
UFPA - Marabá




Fonte: universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário