Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















sábado, 30 de outubro de 2010

Pré-sal abre as portas do século XXI para o Brasil

Lula aponta Petrobras como indutora do crescimento. "É preciso aproveitar a chance".

Na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comemorou quinta-feira a extração do primeiro óleo do sistema definitivo da área do pré-sal de Tupi, na Bacia de Santos, o século XXI será "inexoravelmente o século do Brasil e da América Latina". "Eu digo sempre que o Brasil jogou fora o século XX. As oportunidades apareciam, a gente jogava fora. Muitas vezes por descrença, por complexo de inferioridade. Afinal de contas, nós somos uma nação colonizada e sempre que uma nação é colonizada, ela demora mais para ter auto-estima", salientou.

De acordo com a Agência Brasil, o sistema definitivo de Tupi produzirá cerca de 14 mil barris de petróleo leve (de alto valor comercial) por dia. Ano que vem, segundo estimativa da Petrobras, a produção média diária será de 50 mil barris, podendo chegar a 70 mil barris/dia no fim de 2011.

Fonte: MonitorMercantil

Veja ainda: Samarco abre inscrições para programa de estágio 2011

domingo, 24 de outubro de 2010

Petrobras confirma óleo leve e mega reserva em Tupi

Petrobras confirma óleo leve e megarreserva em Tupi

A Petrobras e a petrolífera portuguesa Galp Energia afirmaram nesta sexta-feira que o nono poço exploratório em águas ultraprofundas da bacia de Santos confirmou o potencial de reservas de petróleo leve de Tupi entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente.

Esse poço comprova que a acumulação de petróleo não só se estende até o extremo sul da área do Plano de Avaliação de Tupi, como, também, que a espessura do reservatório com óleo chega a cerca de 128 metros, o que reduz as incertezas das estimativas de volume de hidrocarbonetos da área", afirmou a estatal brasileira em nota.

A Petrobras já havia afirmado em 6 de outubro que o oitavo poço perfurado havia reforçado a certeza com o volume da megareserva. Segundo a Petrobras, operadora do consórcio que explora Tupi, o resultado da perfuração do nono poço "foi extremamente relevante, pois definiu, entre outras coisas, o nível de contato óleo/água no prospecto, que indicou a maior espessura de rocha com óleo para essa área entre as possibilidades estudadas".

Em Porto Alegre, onde concede coletiva nesta sexta-feira, o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, informou que até 2014 a estatal fará três projetos pilotos em Tupi, com o objetivo de testar tecnologias que permitam maior capacidade de extração do petróleo existente. Além do grande volume recuperável estimado, o óleo de Tupi tem uma densidade de 28 graus API, o que lhe confere excelente valor comercial, destacou a estatal. Dessa forma, a declaração de comercialidade da jazida está prevista para 31 de dezembro deste ano. "Até lá, serão perfurados, ainda, outros dois poços de delimitação."

A Galp Energia tem participação de 10% no consórcio que explora o poço, sendo que 65% pertencem à Petrobras e 25% ao BG Group. A produtividade dos reservatórios do pré-sal no poço perfurado agora será avaliada por testes de formação programados para os próximos meses, segundo a Petrobras.
"Confirmadas as produtividades esperadas, o consórcio BMS-11 estudará a instalação, no sul da área de Tupi, de um dos primeiros navios-plataformas padronizados que estão sendo projetados para operar no présal da Bacia de Santos."

Por volta das 11h30 (horário de Brasília) do dia 22/10, as ações da Petrobras subiam 1,9%, enquanto o Ibovespa ganhava 0,8%.


Fonte: O Globo

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Petrobras inicia até o fim do mês exploração comercial do petróleo do pré-sal

Operações comerciais no Campo de Tupi devem começar entre os dias 27 e 28


A Petrobras inicia no fim deste mês a exploração comercial do petróleo da camada pré-sal.
O presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, afirmou nesta segunda-feira que as operações comerciais no campo de Tupi devem começar entre os dias 27 e 28.
O anúncio foi feito após a inauguração de novas unidades da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP). A cerimônia contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Segundo Gabrielli, a exploração experimental de Tupi começou em maio.
Atualmente, são extraídos do campo cerca de 14 mil barris de petróleo por dia.
Com o início da exploração comercial, a extração pode chegar a 100 mil barris por dia. 


— Claro que isso não será obtido logo no início, mas é a capacidade — disse Gabrielli. 


O presidente da Petrobras também falou sobre a queda no preço das ações da companhia verificada nos últimos meses. Segundo ele, o motivo foi a taxação dos investimentos estrangeiros imposta pelo governo para conter a desvalorização do dólar e não por desconfiança dos investidores no processo de capitalização da estatal. 


— As ações caíram essencialmente no momento em que grandes investidores quiseram usar uma brecha da mudança do IOF [Imposto Sobre Operações Financeiras] — justificou.


— Quando aumentou o imposto, existia a possibilidade de você vender os investimentos em ações, transformá-los em reais e comprar títulos de renda fixa. No momento em que isso foi alterado, as ações voltaram se recuperar. 


Fonte: zerohora




Ainda: Acidente em Mina chinesa deixa 37 mortos

sábado, 16 de outubro de 2010

Governo brasileiro vai fazer avaliação sobre normas de segurança para minas do país

Depois do acidente que deixou 33 trabalhadores presos na Mina San José, no Chile, o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, pediu uma avaliação do setor para ver se o país está cumprindo as regras de segurança na mineração. “Eu pedi uma avaliação sobre as regras que se aplicam aqui e se está tudo atendido”, disse.


O ministro determinou ao secretário de geologia e mineração do Ministério, Cláudio Scliar, que avalie a questão com o Departamento Nacional de Política Energética (DNPE) e com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).


Scliar explicou que, apesar de ter 64 minas subterrâneas, algumas com a mesma profundidade da mina do Chile, o Brasil tem uma das melhores normas reguladoras do mundo para o setor, que obriga todas as minas a terem duas saídas, ao contrário da Mina San José, que tinha apenas uma saída. “Esse acidente nos deixa muito mais alertas, porque temos muitas minas subterrâneas e essa é uma atividade muito perigosa”.


Segundo o secretário, o governo está fazendo um curso de capacitação com trabalhadores das 30 principais minas do país.


Fonte: uol




Veja ainda: Explosão de gás metano mata ao menos 20 mineradores em jazida de carvão na china







terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mineiros podem ser resgatados já no fim de semana

Engenheiros responsáveis pela operação de resgate dos 33 trabalhadores presos em uma mina no Chile há dois meses dizem que eles podem estar livres já no próximo fim de semana. O presidente da mineradora chilena Geotec, Pedro Buttazzoni, disse à BBC que faltam apenas 160 metros para chegar até o local onde estão os mineiros, depois que as máquinas conseguiram perfurar 464 metros de pedras. Segundo Buttazzoni, sua equipe deve conseguir terminar o trabalho em três ou quatro dias. Ele disse ainda que está sendo discutido se é realmente necessário forrar o túnel de resgate com um invólucro de metal como planejado, um processo que poderia levar vários dias. Se ficar decidido que o forro não é necessário, é "perfeitamente possível" que os mineiros sejam trazidos à superfície até o fim de semana.

Há poucos dias, o presidente chileno, Sebastián Piñera, disse que as equipes "estavam muito perto" de resgatar os mineiros e que ele esperava que isso acontecesse antes de sua viagem à Europa, programada para o dia 17 de outubro. "Eu espero que consigamos resgatá-los antes de eu ir para a Europa, eu quero dividir esse momento com os mineiros", disse ele. O cronograma de resgate foi reduzido drasticamente depois que as três furadeiras utilizadas no local começaram a progredir rapidamente. Na semana passada, o governo havia mencionado que as tentativas de resgate começariam na segunda metade de outubro, quando anteriormente o prazo se estendia até o início de novembro.

Assim que o túnel de resgate estiver pronto, uma cápsula de aço, projetada pela marinha chilena e construída especificamente para este propósito, será utilizada para retirar os trabalhadores da mina. O plano é que oficiais da Marinha desçam para avaliar a situação e ajudar os mineiros a utilizar a cápsula. O processo de retirada de cada um dos homens presos deve durar uma hora. Médicos dizem que os trabalhadores estão recebendo treinamento físico como preparação para o resgate. Eles também estariam tendo aulas com especialistas em relações públicas para aprenderem a lidar melhor com a atenção da mídia. Os mineiros também têm utilizado as pequenas cápsulas por onde eles recebem comida e suprimentos para mandar para a superfície lembranças e objetos.

Parentes dos homens presos na mina perto de Copiapó, a cerca de 725 quilômetros da capital Santiago, estão preparando uma festa para comemorar o resgate. Recentemente, outros funcionários da mina fizeram um protesto dizendo que não haviam sido pagos desde o acidente. Cantando "não somos apenas 33", cerca de 200 trabalhadores fizeram uma passeata em Copiapó cobrando o dinheiro da empresa, que tem grandes dívidas e está enfrentando ações na Justiça movidas por familiares dos mineiros presos.



Fonte: Folha.com

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Voltando

Olá pessoal!

Voltando à ativa!

Queria parabenizar ao pessoal do 45º CBG de Belém!
Particularmente, achei muito organizado. Só deixou a desejar um pouco nas palestras, mas isso na minha opinião... No resto achei tudo massa!
A cidade de Belém acolheu o congresso muito bem, que apesar do local do evento ter sido um pouco distante dos hotéis, não foi difícil a locomoção pela cidade que é muito bem servida de táxi e ônibus.
Além disso, a cidade tem uma parte histórica-sócio-cultural riquíssima, com museus, teatros, parques, bares e restaurantes pra todos os gostos!
Resultando tudo em muitas lembranças boas, novas amizades, e a expectativa pelo próximo em Santos!

Valeu!