Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















segunda-feira, 24 de março de 2014

O quebra-cabeça chamado Geotecnia

Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos materiais da crosta terrestre e materiais terrestres para a solução de problemas de engenharia. É a ciência aplicada de prever o comportamento da Terra e seus diversos materiais, no sentido de tornar a Terra mais habitável para as atividades humanas.

A geotecnia abrange as áreas de mecânica dos solos e mecânica das rochas, e muitos dos aspectos de engenharia da geologia, geofísica, hidrologia e ciências afins. Geotecnia é praticada tanto por geólogos de engenharia e engenheiros geotécnicos.

Para entendermos melhor a Geotecnia e suas respectivas áreas, aplicamos aqui em no Portal Comunitexto o esquema que a Revista European Federation of Geologists publicou em sua revista. A Editora Oficina de Textos traduziu esse ótimo quadro! Veja abaixo:

Figura: A Geotecnia em uma perspectiva moderna: as principais áreas científicas – geociências (geologia e geomorfologia), mecânica dos solos, mecânica das rochas. Fonte: European Federation of Geologists magazine – “Industrial minerals – materials in our everyday life” pg. 26.

Fonte: Oficina de textos