Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cristais podem ajudar a prever erupções vulcânicas


Estrutura se forma no magma antes de uma erupção. Mais de 500 milhões vivem perto de vulcões e seriam beneficiados.

Uma descoberta publicada na edição desta sexta-feira (25) da revista “Science” pode prever com mais eficácia as erupções vulcânicas. A técnica recorre a pequenas mudanças que acontecem no interior da Terra.

A lava que é expelida pelos vulcões nada mais é que o magma, uma camada de rochas derretidas que ficam sob a crosta terrestre. Se uma erupção pega de surpresa a população que vive próxima aos vulcões, tem efeitos mortais. Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas morem nessas áreas.

A equipe de Kate Saunders, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, encontrou alterações na estrutura química do magma que ocorrem antes de uma erupção. Ocorre maior formação de cristais na câmara magmática, região dos vulcões onde se acumula a rocha líquida.

O estudo foi feito com análises químicas e observações sísmicas de uma erupção do Monte Santa Helena, no noroeste dos Estados Unidos, que teve uma grande erupção em 1980. “Uma correlação entre o surgimento de cristais e a atividade sísmica vulcânica já era esperada, mas ver uma evidência tão clara dessa relação é extraordinário”, afirmou Saunders, em material de divulgação da universidade.

Imagem em cor falsa dos cristais encontrados (Foto: Kate Saunders/Divulgação)
Fonte: G1