Siga-nos também no Twitter: @GeologiaemFoco















sexta-feira, 13 de abril de 2012

CPRM amplia conhecimento geológico no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é reconhecido no cenário nacional como um estado tradicionalmente mineiro, estando recentemente entre os mais procurados para investimentos na área da mineração.

Desta forma, a implementação de estudos geológicos é um instrumento de suma importância para subsidiar as políticas públicas nas esferas municipais, estaduais e federais, bem como representar um atrativo para novos investimentos do setor mineral com consequente desenvolvimento econômico regional.

Neste contexto o Serviço Geológico do Brasil, através da Superintendência Regional de Recife/Núcleo de Apoio de Natal iniciou, em 2011, um levantamento geológico, geoquímico e dos recursos minerais, na escala 1:100.000 da Folha São José do Mipibú, que corresponde a uma área de 3.000Km2 e abrange, total ou parcialmente, 23s municípios no litoral sudeste do estado do Rio Grande do Norte e um pequeno segmento na porção nordeste do estado da Paraíba, abrangendo outros três municípios.

Os principais recursos minerais que ocorrem na folha são os de aplicação na indústria da construção civil, tais como cascalho, areia, caulim, diatomita e brita. Este material está sendo cadastrado, caracterizado e as informações serão disponibilizadas para o atendimento adequado do consumo da região, bem como possíveis ampliações das atividades extrativas. A localização da folha próxima ao centro urbano consumidor da grande Natal favorece a extração das reservas devido à redução dos custos principalmente no fator transporte.

Neste trabalho, ainda pretende-se agregar qualidade à cartografia pelo detalhamento de unidades geológicas a partir de novos dados de campo, literatura, aerogeofísica, geocronologia, litoquímica e geoquímica prospectiva. Ressalta-se ainda que a região é conhecida pelas belíssimas paisagens naturais caracterizando um importante patrimônio geológico.

Fonte: CPRM